Carta ao deputado Paulo Teixeira
14/01/2008

Caro deputado,

Fiquei estarrecido ao fazer uma pesquisa na internet e me deparar com um discurso de vossa excelência que diz: “O Governo está amadurecendo a idéia de um programa nacional em grande escala de energia solar, porque a energia solar no País tem papel importante, o Brasil é um País ensolarado. Temos sol 360 dias por ano, e em todo o território nacional, mas gastamos muita energia com aquecimento de água por meio de chuveiro elétrico, que, em horário de pico, utiliza de 18 a 20% da produção de energia no Brasil. E é um instrumento que não é mais utilizado em lugar nenhum do mundo”.

Como responsável pela comunicação do GCA (Grupo de Chuveiros Elétricos da Abinee – Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica), envio material para que vossa excelência reveja sua opinião. Só para começar, a informação de que o chuveiro elétrico é um instrumento que não é mais utilizado em lugar nenhum do mundo é, no mínimo equivocada. Segundo dados do MDIC/SECEX, de 10/08/07, o chuveiro elétrico foi exportado nos últimos cinco anos para mais de 69 países e só em 2006 rendeu ao País, US$ 11,7 milhões!!! (veja dado em anexo).

Outra informação relevante para vossa excelência: o Comissão de Mudanças Climáticas da Comunidade Européia defende o uso de aquecedores de água instantâneos instalado no ponto de uso (em outras palavras, chuveiro elétrico) como forma de aquecer água sem desperdício. Os links desta informação são: http://ec.europa.eu/environment/climat/campaign/news/news04_en.htm (inglês) http://ec.europa.eu/environment/climat/campaign/news/news04_pt.htm (português) e o parágrafo que cita é o seguinte: Durante os meses mais frios, o abastecimento de água quente pode facilmente ser aperfeiçoado através de um melhor isolamento dos canos. A instalação de aquecedores instantâneos de água nos sítios onde a água quente é mais necessária (como as bancas de cozinha e os chuveiros) reduz a quantidade de água desperdiçada enquanto se espera que ela aqueça.

Desculpe pelo tamanho do email, mas as informações são importantes e, o melhor, são de entidades independentes como IPT e Sabesp, ou seja, não são ligadas aos fabricantes de chuveiros elétricos e não têm o menor interesse em defender o chuveiro elétrico, exceto pelo fato de que é o sistema de aquecimento de água que mais economiza água!

O GCA é contra qualquer lei que obrigue a insatalação de qualquer sistema de aquecimento de água. O GCA é a favor do livre arbítrio do consumidor, ou seja, cada um deve escolher o sistema de aquecimento de água que melhor se adeque ao seu bolso e às suas necessidades.

Além do mais, essaa leis que, a princípio têm um caráter ecológico, tem um viés muito importante que precisa ser discutido: o aumento do consumo de água. Para ser ter uma idéia da importância da água na vida do ser humano e da necessidade da utilização consciente, o Congresso Mundial da água, promovido pela ONU, em Estocolmo (Suécia), em agosto, trouxe alguns dados alarmantes:

7. Só com a produção de alimentos e a produção de biocombustível, a demanda por água deve quadriplicar até 2050, o que é totalmente impossível para os cientistas, que são contra a tecnologia do biocombustível;

8. Segundo a ONU, 20% da população mundial em 30 países já sofrem hoje com a escassez de água;

9. Segundo a UNESCO, 1,8 bilhão de pessoas enfrentarão níveis críticos de falta de água já em 2025 e 2/3 da população mundial seriam afetados;

10. Ainda segundo a UNESCO, hoje 34 mil pessoas morrem por dia no mundo por falta de água e saneamento básico e 2 milhões de crianças pobres morrem por ano de diarréia;

11. A solução segundo os cientistas é incentivar a utilização mais racional da água e desenvolver novas tecnologias que consumam menos;

12. A palavra de ordem na Conferência Mundial de água é desperdiçar menos, reciclar mais e deixar de ver a água como um recurso inesgotável. Os cientistas até defendem o aumento das tarifas de água no mundo todo;

Solar X economia de água

Só para se ter uma idéia, uma família de quatro pessoas que toma um banho por dia, terá um gasto extra de mais de 5 mil litros de água se trocar o chuveiro elétrico pelo sistema de aquecimento solar. Isso ocorre porque a vazão do chuveiro elétrico é menor (de 3 a 3,5 litros por minuto a 10 litros por minuto nas outras formas de aquecimento). Além disso, não há desperdício de água na hora do banho, A água do chuveiro elétrico já sai quente (nas outras formas de aquecimento demora-se de 40 segundo a um minuto até a água ficar quente). Segue, em anexo, estudo comparativo entre os sistemas de aquecimento de água.

Por isso, o chuveiro elétrico pode ser chamado do grande herói da economia de água tratada, um dos bens mais escassos e vitais para o mundo.

Para corroborar essa tese, segue estudo de Douglas Messina, responsável por sistemas de aquecimento de água do IPT, que alerta sobre o alto consumo de água do coletor solar (veja páginas 10, 11 e 12). Acho importante salientar que o IPT é um órgão independente.

Outro ponto controverso é que os preços das construções ficarão muito mais caros (encanamento duplo, canos com isolamento térmico, além do preço do equipamento para captação da energia solar).

Segue também um estudo do GCA com um comparativo de custos para compra e manutenção de diversos sistemas de aquecimento de água. Os preços dos produtos foram retirados de propaganda publicada em grandes veículos de comunicação. Já os custos dos insumos – água, energia elétrica, gás natural e GLP – são os praticados por Sabesp, Eletropaulo, Comgás e Ultragaz, respectivamente.

Com base neste material, podemos afirmar que:

1) O chuveiro elétrico é a forma de aquecimento de água que mais economiza água;

2) O chuveiro elétrico é o sistema de aquecimento de água mais barato que existe, seja na sua aquisição, instalação e uso.

O GCA acredita que a população deve ter acesso a esses dados e poder exercer o seu poder de decisão na hora de escolher a melhor forma de aquecimento de água e que toda obrigatoriedade é um grande retrocesso.

Outro dado interessante pode ser conferido no site da Sabesp. Na página que fala do uso racional de água existe um simulador de consumo de água, faça o teste:

a) Chuveiro Elétrico: meia volta do registro, tempo de uso 8 minutos, 4 vezes ao dia

b) Ducha com utilização de Sistemas de Aquecimento Central (pode ser solar, pode ser a gás): meia volta do registro, tempo de uso 10 minutos (2 para espera/ajuste + 8 uso), 4 vezes ao dia

Assim, concluiu-se que:
a) A vazão do chuveiro Elétrico é de 3 litros por minuto, ou seja 67,7% inferior a da Ducha que é de 9 litros por minuto

b) Considerando o consumo mensal desta família de 4 pessoas, a economia atinge 73,3%, quando comparada a utilização das Duchas com Sistemas Centrais de Aquecimento de água.

Ainda é importante dizer que o sistema de coletor solar é muito eficiente em cidades que tenham muitos dias de sol. Em São Paulo, por exemplo, esse sistema não é tão eficiente, já que nos dias sem sol, o consumidor precisa ligar um boiler elétrico para aquecer a água. Enquanto o chuveiro elétrico funciona enquanto o registro de água está aberto (em média 8 minutos por banho, alias esse é o tempo ideal de um banho, segundo os próprios fabricantes), o boiler precisa ficar ligado entre 2 e 6 horas para aquecer toda a água do reservatório.

Segue mais alguns dados interessantes para o senhor observar:

- O Chuveiro Elétrico está presente em 73,1% das residências brasileiras, ou seja, mais de 110 milhões de brasileiros utilizam chuveiros elétricos. (Fonte Procel/Eletrobras)

- Mais de 50% dos consumidores brasileiros conhecem outras formas de aquecimento de água, mas não se dispõem a deixar de mudar o chuveiro elétrico, ou seja, mais de 60 milhões de brasileiros utilizam chuveiro elétrico e, mesmo conhecendo outras formas de aquecimento de água, estão satisfeitos com o chuveiro elétrico. (Fonte Procel/Eletrobras).

- Em 1998 havia, em média, 0,6 chuveiro elétrico por domicílio. Em 2005, esse número subiu para 0.9 por domicílio, ou seja, existe praticamente um chuveiro instalado em cada lar brasileiro. Esses dados provam que os brasileiros cada vez mais gostam do chuveiro elétrico. (Fonte Procel/Eletrobras).

- O segmento de chuveiros elétricos gera mais de 25 mil empregos diretos e indiretos.

- Chuveiro elétrico é uma invenção brasileira.

- O chuveiro elétrico é a forma de aquecimento de água mais barata e viável que existe. O chuveiro elétrico garante dignidade, higiene e saúde para a população brasileira.

- Por seu custo baixo, o chuveiro elétrico torna o banho de água quente viável às camadas mais pobres da população.

- Quem bancaria a substituição dos chuveiros elétricos por outras formas de aquecimento de água?? Enquanto um chuveiro elétrico pode ser adquirido por cerca de R$ 30,00, outros sistemas custam entre 10 (aquecimento de passagem - gás) a 100 vezes mais (aquecimento solar).

- A instalação e manutenção dos chuveiros elétricos é rápida, simples e barata.

- O chuveiro elétrico diminui o custo das construções já que dispensa o duplo encanamento (quente e fria) e dupla torneira.

- O chuveiro elétrico é o eletrodoméstico de maior rendimento que existe, superior a 95% da energia gerada é transformada em energia térmica. E não gasta energia para esquentar canos;

- A causa do apagão de 2001 das ameaças de apagão elétrico é a falta de investimento na geração de energia e os eletrodomésticos (entre eles o chuveiro elétrico) são apenas os efeitos desta causa. Enquanto não se investir na geração de energia no País, se elegerão bodes expiatórios;

- Se todos os chuveiros elétricos fossem ligados no mesmo horário, teremos um apagão de energia!”. A frase é tão verdadeira quanto: “Se todos os veículos da cidade de São Paulo descessem para o Litoral, as estradas ficariam completamente paradas!”, ou seja, o risco de apagão de energia por causa do chuveiro elétrico é o mesmo de um congestionamento histórico, completamente inviável.

- O chuveiro elétrico é a forma de aquecimento de água que mais economiza água (tratada), bem cada vez mais escasso no planeta.
   - Aquecedores solares ou de passagem (gás) demoram a aquecer a água, desperdiçando água no processo. Toda água que sai do chuveiro elétrico já sai aquecida.
   - O chuveiro elétrico tem uma menor vazão de água e não desperdiça energia esquentando canos.
   -
Uma família de quatro pessoas que utiliza chuveiro elétrico para banho tem uma economia mensal de mais de 3 mil litros de água em comparação a um aquecedor de passagem e de 5 mil litros em relação a um solar.

- Os fabricantes de chuveiros elétricos não medem esforços para melhorar ainda mais o desempenho dos aparelhos. Chuveiros com quatro estações e aparelhos eletrônicos permitem a economia de energia elétrica.

- Os fabricantes de chuveiros elétricos estão, em conjunto com o INMETRO e com o PROCEL desenvolvendo uma cartilha sobre o Uso Eficiente do Chuveiro Elétrico, com dicas para a compra, instalação, uso e manutenção.

- Segundo pesquisa do Procel e da Eletrobrás, o chuveiro elétrico está na quinta posição entre os aparelhos elétricos que mais consomem energia na região Nordeste do País, com uma participação de 9%, atrás de geladeira (29%), ar-condicionado (27%), lâmpadas e televisor (11% cada). Na região Norte, o chuveiro elétrico está em oitavo lugar, com apenas 2% de participação no consumo de energia. Têm maior participação no consumo nesta região do País, ar-condicionado (40%), geladeira (25%), lâmpadas (14%), televisor (9%), freezer (4%), ferro e lava-roupa (com 3% cada). Na região sul, o bode expiatório é o ar-condicionado, com participação de 32%. O chuveiro responde por 25% do consumo da região sul. Nas regiões sudeste e centro-oeste o chuveiro é o produto com maior participação, 26% e 28%, respectivamente. Com esses dados é fácil perceber que não existe um vilão do consumo, tudo depende das necessidades da população local e, que o importante, é usar racionalmente qualquer produto elétrico.

- Se não existisse o chuveiro elétrico e não havendo novos investimentos em energia, quem deveria ser suprimido do mercado para evitar novo apagão? As geladeiras, os aparelhos de ar condicionado?